Os eleitos do Bloco de esquerda na Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia  apresentaram, no passado dia 7 de Junho de 2018, uma Moção de Recomendação para que fossem alterados os limites dos horários das grandes superfícies comerciais. Uma proposta minimalista que visava numa primeira instância reduzir das 24 para as 22 horas o horário de fecho das grandes superfícies e centros comerciais, mas também o encerramento no domingo de Páscoa, o encerramento às 19 nas vésperas de S. João e o encerramento no 1º de Maio.

A Moção não contemplava proposta de encerramento aos domingos, como defendemos que deve ser feito. Todavia, os salários miseráveis praticados no sector estabelecem que uma parte significativa de retribuição seja precisamente a auferida pelo trabalho aos domingos. O que se traduz num duplo desrespeito pelo trabalho, sobretudo em dias consagrados como de descanso obrigatório.

Certo e sabido é que o chumbo desta moção representa o desprezo do PS, PSD e CDS pelos trabalhadores das grandes superfícies comerciais e dos centros comerciais. O que, para nós, não representa qualquer novidade.

A Moção foi chumbada com os votos contra de PS, PSD, CDS e Presidentes de Junta. Votos favoráveis do Bloco de Esquerda, da CDU e do PAN.

 

Paulo Mouta

André Videira

MOÇÃO DE RECOMENDAÇÃO HORÁRIOS GRANDES SUPERFÍCIES – 07 JUNHO 2018